top of page

Como identificar se o meu filho é destro, canhoto ou ambidestro?

Identificar a lateralidade das crianças nem sempre é uma missão fácil. Até mesmo porque as crianças só definem sua dominância lateral por volta dos 7 anos de idade, até esse momento isso pode variar de acordo com a atividade que a criança estiver exercendo.


Os bebês costuma demonstrar sua preferência de lateralidade a partir de um ano e você consegue observar isso quando entrega um brinquedo para ele por exemplo, que ele estende a mãozinha de preferência para pegar. Mas isso ainda não estará definido e essa preferência pode variar muito no decorrer do caminho até ser realmente estabelecida.

Esse processo deve acontecer de forma natural, não se deve forçar que a criança utilize determinado lado para realizar suas tarefas, mas podemos proporcionar estímulos que explorem as habilidades do bebê com os dois lados. Uma vez que não sabemos qual será sua dominância lateral, explorando os dois lados irá ajudá-lo a se tornar mais apto quando isso for determinado.


Contudo, precisamos nos atentar ao que se refere a Dominância Lateral; nós temos preferência de lateralidade em todo o corpo: olhos, ouvidos, braços e mãos, pernas e pés. Geralmente quando essa dominância é definida a criança utiliza sempre o mesmo lado para todas as atividades, no caso do destro ele chuta com o pé direito, faz suas atividades manuais com a mão direita, se você pedir para ele olhar no buraquinho da fechadura da porta ele vai utilizar o olho direito para fazer isso, ao falar com alguém no telefone ele vai utilizar o ouvido direito para escutar a outra pessoa, entre outras coisas.

Em alguns casos as crianças acabam desenvolvendo habilidades diferentes com lados diferentes do corpo, como por exemplo usam a mão esquerda para desenhar e escrever mas escovam os dentes com a mão direita, isso é o que chamamos de Ambidestro, que ao contrário do que as pessoas pensam não possui habilidade para fazer tudo com os dois lados do corpo, na verdade eles tem preferências de atividades com lados diferentes.


De forma geral, as crianças desenvolvem sua dominância lateral naturalmente e isso não deve ser uma preocupação dos pais ou professores. Mas é importante acompanhar esse processo e observar quais preferências estão sendo determinadas, visto que algumas crianças podem desenvolver o que chamamos de "Lateralidade Cruzada", que acontece quando a criança desenvolve preferências laterais diferentes, por exemplo: a criança tem dominância com o olho direito mas realiza atividades manuais com o lado esquerdo; isso pode acarretar em dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, tendo em vista que a lateralidade cruzada indica uma possível dificuldade em identificar direcionamentos (direita, esquerda).

O segredo é permitir que a criança explore suas possibilidades, observar de perto esse processo e aplicar estímulos direcionados e adequados.


Quer saber como realizar esses estímulos? Corre e adquira nosso curso de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância!





3.199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page