top of page

Todos os bebês engatinham?

Atualizado: 3 de mar. de 2023

O processo do desenvolvimento do bebê possui uma sequência de marcos e acontecimentos geneticamente programados que vai variar de criança para criança. Contudo, cada um dos marcos motores devem acontecer dentro de uma janela de aprendizagem garantindo assim a integridade do sistema nervoso e o alcance dos marcos seguintes. Caso isso não ocorra, haverá um forte indício de que algo está errado, que pode ser causado por problemas neurológicos, ortopédicos ou apenas escassez de estímulos, muito importantes para o alcance de cada um dos marcos de desenvolvimento. Nesse caso fazer um acompanhamento profissional é fundamental para que se identifique o motivo desse atraso solucionando a questão o mais rápido possível a fim de impedir atrasos no desenvolvimento da criança.



Um dos marcos mais aguardados pelos pais é o engatinhar, que surge entre 6 e 9 meses de idade. Mas, será que todos os bebês engatinham? A resposta é: sim! Cada bebê vai passar pelo processo de auto deslocamento de forma única e individual, o mais comum é que comecem rastejando, arrastando a barriguinha no chão puxando o corpinho com os braços e a partir daí comecem a se sentar sozinhos saindo da posição de bruços, aí então passam a se posicionar de quatro apoios (a posição de gatinho) fazendo um tipo de treinamento para depois saírem engatinhando.


"Mas o meu bebê não engatinhou, ele levantou saiu andando!"


Será???

Na verdade o que acontece em alguns casos é que o bebê não usa a forma convencional como modo de se deslocar, ou seja, a de quatro apoios. Muitos bebês continuam arrastando a barriguinha no chão, outros desenvolvem a habilidade de arrastar o bumbum no chão e se deslocam sentados, alguns apoiam um dos joelhos no chão e o outro pezinho, e outros ainda engatinham usando as mãos e os pés como apoio, o que chamamos de engatinhar de urso.






É importante lembrar que cada bebê irá encontrar a melhor forma de se deslocar e não devemos nos prender a forma tradicional de engatinhar que, apesar de ser a mais comum não é a única.


Deixar o bebê no chão e permitir que ele explore o espaço ao qual é exposto é a melhor maneira de auxiliá-lo nesse processo.


Existem algumas formas de estimular o bebê a engatinhar e você encontra essas e outras informações no nosso curso de Desenvolvimento infantil na Primeira Infância que está no link abaixo!



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page