top of page

Por que deixar os pés do bebê descalços?



Andar descalço é um hábito natural e importante para bebês e crianças pequenas. Os pés das crianças são sensíveis e precisam de espaço para crescer e se desenvolver. Andar descalço permite que as crianças usem seus pés e músculos para se equilibrar, agarrar e se movimentar livremente, além disso ajuda a estimular a propriocepção - a habilidade de sentir a posição e o movimento do corpo. Com mais feedback sensorial, as crianças desenvolvem uma consciência corporal melhor e podem aprender a controlar seus movimentos com mais precisão. Isso pode ajudar a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a postura.

Outra vantagem de andar descalço é a redução de riscos de quedas e acidentes. Quando as crianças usam sapatos, elas podem não sentir a textura do chão e ficar mais tolerantes a tropeçar ou escorregar. Andar descalço ajuda a melhorar a sensibilidade dos pés, permitindo que as crianças sintam o terreno sob seus pés e se movam com mais segurança.


No caso dos bebês que estão aprendendo a andar, os sapatinhos são totalmente contra indicados, uma vez que ela precisa sentir os pezinhos no chão para conseguir ativar os grupos musculares responsáveis pela marcha. Portanto de preferência em deixar o seu bebê sempre descalço ou com meias antiderrapantes.





É interessante ainda permitir que a criança passeie descalça por superfícies de texturas diferentes como grama, areia, terra estimulando assim o seu sistema sensorial que é um importante aliado no desenvolvimento infantil.


Quer saber mais sobre os fatores importantes no desenvolvimento da sua criança? Vá até a nossa página e adquira nosso curso de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância.







15 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page